quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Concurso Cultural: PRIMAVERA NO VERA




A partir de hoje, 12/09 estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural de Poemas do Grêmio Estudantil "Arnóbio Nunes de Almeida", as inscrições poderão ser feitas com a Profª Daniela Carvalho. Os 05 (cinco) melhores poemas selecionados, serão divulgadas aqui no blog da EMEB “Vera Lúcia Carride de Palma”. Serão premiados também os dois melhores poemas , de um menino e  de uma menina que receberão: um kit escolar composto por: Caderno de 10 matérias, canetas gel, lápis de cor, canetinha, lápis grafite, lapiseira, canetas, borrachas, cola, régua, tesoura, estojo, apontador e chocolates variados. Para maiores informações, baixe o regulamento clicando aqui(para baixar o arquivo, faça o cadastro e depois clique em download) ou acesse nossa aba Concurso Cultural.


APRESENTAÇÃO do GÊNERO: POEMA


Prezado participante,

No dia a dia, você ouve falar em parlendas, cantigas de roda, trava-línguas que fazem parte das tão comuns brincadeiras infantis; ouve músicas, repentes, quadrinhas, cordel e outros textos. Dentre os textos que ouvimos diariamente, há aqueles que têm uma forma poética de dizer algo: o poema.
Um poema pode, ou não, apresentar rimas; pode, ou não, ter ritmo uniforme; pode ser regular e irregular. Pode ainda falar sobre vários assuntos: pessoas, ideias, sentimentos, lugares ou acontecimentos comuns. No entanto, há um aspecto que diferencia esse gênero dos demais textos informativos ou literários: o modo pelo qual o poeta escreve seu texto.
O poema é criado como se fosse um jogo de palavras e o poeta busca mostrar aos seus leitores o mundo de um jeito novo. Busca sensibilizá-lo, convencê-lo, fazê-lo pensar ou diverti-lo.  Para isso, brinca com as palavras assim como alguém brinca com bola, papagaio e pião.
Nesse concurso, convidamos você para brincar com as palavras também. Fica nosso “Convite” e de José Paulo Paes, afinal...

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam

Como a água do rio
Que é sempre nova

Como cada dia
Que é sempre um novo dia

           
VAMOS BRINCAR DE POESIA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !!!