Como já comentado, em outubro teremos as eleições e por estar cada vez mais próxima a data, mais comentado é o assunto, portanto, considerando sua proximidade e importância, resolvemos escrever um pouco a respeito.
Este post não tem por objetivo trazer à mesa opiniões, estas poderão ser expostas nos comentários ou em outra ocasião, sabendo que são muitos os temas que podem e devem ser discutidos. Neste será apresentado informações objetivas sobre como funcionam as eleições.
O Brasil é um país de democracia representativa, em que o povo escolhe seus representantes através do voto secreto. A votação ocorrerá, conforme estabelecido por lei, no primeiro domingo de outubro para o primeiro turno e, havendo segundo turno, no ultimo domingo do mesmo mês. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e for alfabetizado; optativo para quem for analfabeto e/ou tiver mais que 16 anos. (PS: apesar do que algumas pessoas dizem por aí, tanto os votos nulos quanto os 'em branco' não são computados na contagem final, ou seja, não surtem efeito, no máximo podem ser entendidos como uma tentativa de protesto.)
Neste ano teremos as eleições gerais (que ocorrem de 4 em 4 anos) em que são escolhidos o Presidente da República, Governadores dos Estados e do Distrito Federal, Senadores e Deputados Federais, Estaduais e Distritais. Mas, o que faz cada um deles ?
Os Deputados (Estadual, Distrital e Federal) e Senadores fazem parte do Poder Legislativo, que basicamente possuem a função de legislar (criar leis) e de fiscalizar atos do Poder Executivo, respectivamente a cada esfera - federal ou estadual. O Deputado Estadual trabalha na Assembléia Legislativa Estadual e possui mandato de 4 anos; o Deputado Federal trabalha na Câmara dos Deputados (uma das 'casas' do Congresso Nacional) e seu mandato é também de quatro anos; o Senador trabalha no Senado Federal (a outra 'casa' do Congresso Nacional) e tem um mandato de 8 anos, sendo renovado de quatro em quatro anos. Os Deputados representam o interesse da população e são eleitos pelo sistema de voto proporcional, enquanto os Senadores representam o interesse dos Estados e são eleitos por voto majoritário. (*Os Vereadores compõe o Poder Legislativo em âmbito municipal)
Os Governadores e o Presidente representam o Poder Executivo e são eleitos pela maioria absoluta de votos (50% mais um). Não alcançando essa maioria no primeiro turno, parte-se para o segundo, em que os dois candidatos mais votados disputam novamente a preferência popular. O Governador exerce poder administrativo no estado que representa, defendendo interesses e buscando investimentos e obras federais junto ao poder público. O Presidente trabalha no palácio do planalto e é a autoridade máxima do país, é chefe de Estado e de governo, é também ele que representa a nação em assuntos internacionais. (*na esfera municipal, o Poder Executivo fica a cargo do Prefeito)
Política é um assunto - infelizmente - pouco chamativo, muitas vezes preferimos fugir do tema e generalizar, sem ter o conhecimento para isso, que ''político é tudo farinho do mesmo saco, ninguém que está no governo presta e eles só querem saber de roubar''. Bem, digamos que este ponto de vista está certo (porém, que fique claro que não está, O.K ?), que todo político só pensa em se aproveitar do povo para satisfazer os próprios interesses, aceitando isso, qual seria a melhor maneira de usar o povo? Ora, fazendo-o se desinteressar completamente por política, tornando-o facilmente manipulável, evitando assim cobranças e intervenções populares e afastando a maior quantia de pessoas da política para que assim eles possam fazer o que bem entendem e como bem entendem.
Política não pode ser jogada de lado pela população como tem sido feito até hoje, esse pensamento tem que evoluir e quando isso acontecer só então poderemos viver em uma sociedade melhor.
Este é o blog da Escola Vera Lúcia Carride de Palma, nele você pode encontrar informações sobre : educação, ciências, atividades de nossa escola, jogos, dicas de filmes e livros, coisas absurdas e engraçadas e muito, muuiiito maisss !!! Sejam BEM VINDOS e aproveitem a leitura !
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
22 de Agosto - O Dia do Folclore
O folclore está presente em todas as partes do mundo e é através dele que um povo expressa sua identidade cultural e social, por isso que cada povo tem o seu folclore e nenhum é igual o outro, por exemplo, o folclore africano é diferente do brasileiro, que por sua vez é diferente do chinês etc. Fruto da miscigenação entre índios, africanos e europeus, nosso país tem uma diversidade cultural muito grande e é justamente por isso que nosso folclore é igualmente rico e diversificado.
Manifesta-se de muitas maneiras: arte, danças, festas, literatura, teatro, comida, músicas, medicina, brincadeiras, provérbios, crendices, superstições, mitos e lendas. Dentre os aspectos mais marcantes de nossa 'sabedoria popular', podemos destacar os mitos e lendas, que, em sua maioria, sempre trazem além da narrativa um aprendizado moral. Os mais populares são: o Saci-Pererê, o Curupira, Boto cor-de-rosa, Boitatá, Negrinho do Pastoreiro, a Mula-sem-cabeça, Cuca e a Iara.
O Saci é um menino negro que tem uma das pernas só e veste um gorro vermelho, está sempre com seu cachimbo na boca e vive se divertindo das travessuras que apronta.
Com os pés virados para trás e uma cabeleira característica, esta figura é um protetor das matas e dos animais silvestres, tomando conta de todos que desrespeitarem a natureza.
No inicio da noite, o boto sai das águas e se transforma em um bonito e charmoso jovem que, durante bailes e festas, conquista e seduz jovens moças, levando-as até um rio. Mergulha novamente nas águas antes do nascer do sol, voltando a sua forma de boto.
Representado por uma cobra de fogo, este personagem também protege vigorosamente as matas e os animais silvestres daqueles que desrespeitam a natureza.
O Negrinho do Pastoreio é um menino escravo de quatorze anos que foi severamente castigado após ser acusado pelo rico fazendeiro para quem trabalhava de ter perdido um de seus cavalos. O cavalo que monta é o mesmo que foi acusado de perder.
Todas as noites de quinta para sexta-feira uma determinada mulher se transforma na Mula-sem-cabeça, que galopa e pula sem parar. Este foi seu castigo por ter seduzido um padre.
A Cuca, é uma bruxa velha com corpo de jacaré que rouba as crianças desobedientes. Diz a lenda que ela só dorme uma noite a cada sete anos, por isso a canção ''Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega (...)''
A Iara, ou Mãe-da-água, é uma criatura que possui metade do corpo de peixe e metade de mulher -igual uma sereia-,possui características altamente sedutoras, combinando sua beleza feminina com canções atraentes, encanta os homens e leva-os até o fundo das águas.
Curiosidade: a palavra folclore tem origem saxônica, é a junção das palavras ''folk'', que em inglês significa ''povo'', mais a palavra ''lore'', que pode ser traduzido como ''saber/ conhecimento/ estudo''. Portanto, é a ''sabedoria popular''.
FOLK + LORE = FOLKLORE
(povo) (saber) (sabedoria popular)
Mas, por que dia 22/08? Foi exatamente nesse data, em 1846, que o termo foi visto pela primeira vez. Criado e utilizado pelo arqueólogo William John Thoms, apareceu em seu artigo que estudou as tradições e lendas de seu país, publicado pelo jornal londrino ''O Ateneu''. Por esse motivo, o Congresso Nacional, em 1965, decretou que todo 22 de agosto seria o Dia do Folclore.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Palestra sobre profissões
Nesta terça-feira (19/08) os alunos do período da manhã acompanharam a palestra do Projeto Profissões, organizada pelo grêmio estudantil e apresentada pela enfermeira Celina.
Celina começou a palestra falando sobre sua trajetória profissional. Contou que sua primeira formação foi na área de segurança do trabalho e que trabalhou neste setor por um certo período, porém, mais tarde, acabou se interessando pelo setor químico, cursou então o técnico em química, vindo a trabalhar por cinco anos em uma multinacional. Foi mais tarde que a vontade de ingressar na área da saúde apareceu. O interessante é que ela descobriu essa vocação após ter sofrido um acidente no local onde trabalhava e, observando o modo como estava sendo cuidada pelos profissionais da saúde, sentiu o desejo de cursar o 'técnico em Enfermagem'. Conseguiu concluir o curso e logo estava trabalhando na área, mas como ela própria ressaltou, todo profissional precisa estar se adaptando às necessidades do mercado de trabalho, por isso viu que precisava de um curso superior e como a paixão pela Enfermagem já havia acontecido, não teve dúvidas do que fazer - ingressou na faculdade de enfermagem no ano de 1997 e concluiu em 2001. Com o diploma na mão, voltou a trabalhar na área hospitalar, que exerceu por alguns anos. Hoje Celina é a enfermeira responsável pela unidade de saúde do bairro Tapera Grande com o programa Saúde da Família da Prefeitura de Itatiba. Aproveita para deixar uma mensagem aos nossos alunos: ''Estudem muito para conseguirem crescer e vencer no futuro!'.
Parabéns aos organizadores e a todos os demais, a palestra foi muito positiva e esclarecedora!
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Do Arraiá do Vera Lúcia 2014
Este ano, nossa festa junina aconteceu no dia 07 de junho, das 14:00 até as 18:00 horas. A tarde foi muito animada e contou com diversas brincadeiras, entre elas a tradicional barraca da pescaria, a árvore das frutas e, como surpresa, o 'arraiá da casa monstro', idealizado pela professora de inglês Keli e realizado com a ajuda de alunos do 9º ano - inclusive, parabéns, a novidade foi um sucesso!
Quando a fome apertava, era só ir até a barraca do pastel, que contava com três sabores - queijo, carne e pizza -, sem falar nos deliciosos doces que também estavam sendo vendidos. Para matar a sede, Coca-Cola, guaraná e, para os maiores, quentão e vinho-quente.
Na quadra, rolou música a tarde toda, deixando o ambiente muito animado. Além das músicas, houve ainda duas atrações. Como não poderia faltar, a quadrilha foi dançada pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano, acompanhados da professora Daniela e os alunos do 4º e 5º ano, conjuntamente, supervisionado pelas professoras Graziela e Manoela, apresentaram a coreografia montada em cima da música ''Uma partida de futebol'', do grupo Skank, pela professora de educação física Keli. O resultado foi ótimo, os ensaios valeram a pena!
Esperamos que tenham gostado e aproveitado a festa, pois ficamos muito felizes em poder organizá-la.
Abaixo, algumas fotos:
Quando a fome apertava, era só ir até a barraca do pastel, que contava com três sabores - queijo, carne e pizza -, sem falar nos deliciosos doces que também estavam sendo vendidos. Para matar a sede, Coca-Cola, guaraná e, para os maiores, quentão e vinho-quente.
Na quadra, rolou música a tarde toda, deixando o ambiente muito animado. Além das músicas, houve ainda duas atrações. Como não poderia faltar, a quadrilha foi dançada pelos alunos do 1º, 2º e 3º ano, acompanhados da professora Daniela e os alunos do 4º e 5º ano, conjuntamente, supervisionado pelas professoras Graziela e Manoela, apresentaram a coreografia montada em cima da música ''Uma partida de futebol'', do grupo Skank, pela professora de educação física Keli. O resultado foi ótimo, os ensaios valeram a pena!
Esperamos que tenham gostado e aproveitado a festa, pois ficamos muito felizes em poder organizá-la.
Abaixo, algumas fotos:
Assinar:
Postagens (Atom)