sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sobre Eleições

Como já comentado, em outubro teremos as eleições e por estar cada vez mais próxima a data, mais comentado é o assunto, portanto, considerando sua proximidade e importância, resolvemos escrever um pouco a respeito.
Este post não tem por objetivo trazer à mesa opiniões, estas poderão ser expostas nos comentários ou em outra ocasião, sabendo que são muitos os temas que podem e devem ser discutidos. Neste será apresentado informações objetivas sobre como funcionam as eleições.








O Brasil é um país de democracia representativa, em que o povo escolhe seus representantes através do voto secreto. A votação ocorrerá, conforme estabelecido por lei, no primeiro domingo de outubro para o primeiro turno e, havendo segundo turno, no ultimo domingo do mesmo mês. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e for alfabetizado; optativo para quem for analfabeto e/ou tiver mais que 16 anos. (PS: apesar do que algumas pessoas dizem por aí, tanto os votos nulos quanto os 'em branco' não são computados na contagem final, ou seja, não surtem efeito, no máximo podem ser entendidos como uma tentativa de protesto.)

Neste ano teremos as eleições gerais (que ocorrem de 4 em 4 anos) em que são escolhidos o Presidente da República, Governadores dos Estados e do Distrito Federal, Senadores e Deputados Federais, Estaduais e Distritais. Mas, o que faz cada um deles ? 

Os Deputados (Estadual, Distrital e Federal) e Senadores fazem parte do Poder Legislativo, que basicamente possuem a função de legislar (criar leis) e de fiscalizar atos do Poder Executivo, respectivamente a cada esfera - federal ou estadual. O Deputado Estadual trabalha na Assembléia Legislativa Estadual e possui mandato de 4 anos; o Deputado Federal trabalha na Câmara dos Deputados (uma das 'casas' do Congresso Nacional) e seu mandato é também de quatro anos; o Senador trabalha no Senado Federal (a outra 'casa' do Congresso Nacional) e tem um mandato de 8 anos, sendo renovado de quatro em quatro anos. Os Deputados representam o interesse da população e são eleitos pelo sistema de voto proporcional, enquanto os Senadores representam o interesse dos Estados e são eleitos por voto majoritário.  (*Os Vereadores compõe o Poder Legislativo em âmbito municipal)

Os Governadores e o Presidente representam o Poder Executivo e são eleitos pela maioria absoluta de votos (50% mais um). Não alcançando essa maioria no primeiro turno, parte-se para o segundo, em que os dois candidatos mais votados disputam novamente a preferência popular.  O Governador exerce poder administrativo no estado que representa, defendendo interesses e buscando investimentos e obras federais junto ao poder público. O Presidente trabalha no palácio do planalto e é a autoridade máxima do país, é chefe de Estado e de governo, é também ele que representa a nação em assuntos internacionais. (*na esfera municipal, o Poder Executivo fica a cargo do Prefeito)



Política é um assunto - infelizmente - pouco chamativo, muitas vezes preferimos fugir do tema e generalizar, sem ter o conhecimento para isso, que ''político é tudo farinho do mesmo saco, ninguém que está no governo presta e eles só querem saber de roubar''. Bem, digamos que este ponto de vista está certo (porém, que fique claro que não está, O.K ?), que todo político só pensa em se aproveitar do povo para satisfazer os próprios interesses, aceitando isso, qual seria a melhor maneira de usar o povo? Ora, fazendo-o se desinteressar completamente por política, tornando-o facilmente manipulável, evitando assim cobranças e intervenções populares e afastando a maior quantia de pessoas da política para que assim eles possam fazer o que bem entendem e como bem entendem.

Política não pode ser jogada de lado pela população como tem sido feito até hoje, esse pensamento tem que evoluir e quando isso acontecer só então poderemos viver em uma sociedade melhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !!!