sexta-feira, 22 de maio de 2015

Food Revolution Day

Food Revolution Day (15/05) é uma iniciativa do chef de cozinha Jamie Oliver que busca capacitar e inspirar todas as pessoas do mundo a selecionar melhor o que estão comendo, incentivar o prazer em cozinhar e (re)aproximar as pessoas e os alimentos, fazendo com que todos entendam que estes novos hábitos alimentares é o segredo para uma vida mais longa e de melhor qualidade.

''Eu desejo que todos ajudem a criar um movimento forte e sustentável para educar todas as crianças sobre alimentação, inspirar as famílias a cozinhar novamente e capacitar pessoas de qualquer lugar na luta contra a obesidade'' - Essa foi a mensagem que Jamie deixou no final de uma palestra que ele deu no TED Talks (vídeo no final do post)


Sabendo da importância da luta para ensinar as pessoas a adquirirem hábitos saudáveis, a professora de inglês Maria Isabel, aderiu ao movimento do Food Revolution Day e unindo o útil ao agradável, desenvolveu com os alunos essa consciência alimentar, ensinando, é claro, também a língua inglesa.












Mundialmente, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso ou obesas.



 Cozinhe. Compartilhe. Vivencie.


Parabéns a professora e todos os alunos envolvidos !




Link site oficial: http://www.foodrevolutionday.com/#X9rWOE494r2YxDBG.97 (site em inglês)


PS: aproveitando a oportunidade, os vídeos do 'TED Talks' são interessantíssimos, são conferências (palestras) que abordam os mais variados assuntos, quem tiver curiosidade, assista! 

Link direto para os vídeos legendados: https://www.ted.com/talks?language=pt-br




terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia das Mães



Neste dia das mães trazemos um relatório interessantíssimo, que merece ser lido e estudado com muita atenção e carinho (da mesma forma que as mães tratam seus filhos).


O relatório é da ONG Save the Children, que avaliou 179 países para elaborar um ranking de quais são os melhores e os piores lugares do mundo para ser mãe. A avaliação foi feita através de diferentes critérios relacionados a atividade materna, por exemplo, as condições da gravidez que a mãe passou antes e durante o parto, as taxas e risco de mortalidade materna e infantil, as condições dos recém-nascidos, a renda mensal e estabilidade econômica das mulheres além do sistema educativo e de saúde de cada nação.


Segue o ranking:


Melhores países:

1. Noruega
2. Finlândia
3. Islândia
4. Dinamarca
5. Suécia
6. Holanda
7. Espanha
8. Alemanha
9. Austrália
10. Bélgica






No final da lista estão:

170º Serra Leoa
171º Guiné-Bissau
172º Chade
173º Costa do Marfim
174º Gâmbia
175º Níger
176º Mali
177º República Centro-Africana
178º República Democrática do Congo
179º Somália






O Brasil não ficou bem colocado neste ranking, alcançando a 77ª posição. O que significa que precisamos melhorar muito ainda em diferentes quesitos, afinal, se amamos tanto nossas mães, como podemos deixar que elas vivam em um lugar que está longe de ser um bom lugar para ser o que elas são por excelência - MÃES.



O relatório em questão pode ser acessado através do link seguinte, lembrando que ele está todo em inglês, mas vale a pena rachar a cuca ou até pedir ajuda para alguém e lê-lo inteiro: http://www.savethechildren.org/atf/cf/%7B9def2ebe-10ae-432c-9bd0-df91d2eba74a%7D/SOWM_2015.PDF



Nós da Equipe Vera Lúcia desejamos à todas as mães um feliz Dia das Mães !


Abaixo fotos do painel montado pelos alunos e professores.







segunda-feira, 11 de maio de 2015

Bingo e Dominó

Relacionando brincadeira com aprendizado, as professoras do 4º e 5º ano trouxeram seus alunos para o pátio da escola e desenvolveram uma atividade interessantíssima, jogaram Bingo e Dominó, porém de uma forma um pouco diferente. Os alunos precisaram trabalhar bastante o cérebro e sua matemática para poder 'brincar'.

Parabéns as professoras !


























quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dia da Mulher


Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, aproveitamos esta data para comemorar e parabenizar todas as mulheres que conhecemos e amamos, seja mãe, tia, avó, amiga, esposa ou namorada.

No entanto, o significado desta data, assim como muitas outras de nosso calendário, vem sendo camuflado e substituído pelo 'mercado', resumindo-se tão somente ao ato de comprar presentes.
Não que as mulheres não mereçam ser presenteadas, muito pelo contrário, porém a criação desta data possui um significado muito maior.

A origem e a razão da escolha do dia 08 de março não é muito certa, alguns dizem que se deu por conta de uma tragédia acontecida na cidade de Nova York em 1857, um incêndio de uma fábrica têxtil, que acabou matando muitas operárias (trabalhadoras); outros defendem que se deve por uma manifestação na Rússia em 1917, que desencadeou a Revolução Russa. Existem ainda outras versões com outras datas.

O que se tem por certeza é que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 e ela representa a luta das mulheres por justiça e igualdade.
As mulheres pediam, no geral, melhores condições de trabalho, o direito ao voto (que até então não era reconhecido) e o fim do preconceito e desigualdade em razão do gênero.

Triste (e revoltante) é pensar que as mulheres precisaram sair a luta para terem seus direitos garantidos, e que isto só foi acontecer recentemente em nossa história; mais triste e mais revoltante ainda é saber que nossa sociedade, em pleno século XXI, ainda é uma sociedade preconceituosa (machista) e é por isso que o movimento feminista, que luta pela igualdade entre homem e mulheres é tão necessário.

Para encerrar, um parabéns a todas as mulheres!



PS: aos interessados, existem muitos sites que abordam a questão da origem do Dia Internacional da Mulher, trazendo informações detalhadas sobre os acontecimentos e manifestações, basta pesquisar no 'Google'. Vale a pena dar uma lida.