No entanto, o significado desta data, assim como muitas outras de nosso calendário, vem sendo camuflado e substituído pelo 'mercado', resumindo-se tão somente ao ato de comprar presentes.
Não que as mulheres não mereçam ser presenteadas, muito pelo contrário, porém a criação desta data possui um significado muito maior.
A origem e a razão da escolha do dia 08 de março não é muito certa, alguns dizem que se deu por conta de uma tragédia acontecida na cidade de Nova York em 1857, um incêndio de uma fábrica têxtil, que acabou matando muitas operárias (trabalhadoras); outros defendem que se deve por uma manifestação na Rússia em 1917, que desencadeou a Revolução Russa. Existem ainda outras versões com outras datas.
O que se tem por certeza é que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 e ela representa a luta das mulheres por justiça e igualdade.
As mulheres pediam, no geral, melhores condições de trabalho, o direito ao voto (que até então não era reconhecido) e o fim do preconceito e desigualdade em razão do gênero.
Triste (e revoltante) é pensar que as mulheres precisaram sair a luta para terem seus direitos garantidos, e que isto só foi acontecer recentemente em nossa história; mais triste e mais revoltante ainda é saber que nossa sociedade, em pleno século XXI, ainda é uma sociedade preconceituosa (machista) e é por isso que o movimento feminista, que luta pela igualdade entre homem e mulheres é tão necessário.
Para encerrar, um parabéns a todas as mulheres!
PS: aos interessados, existem muitos sites que abordam a questão da origem do Dia Internacional da Mulher, trazendo informações detalhadas sobre os acontecimentos e manifestações, basta pesquisar no 'Google'. Vale a pena dar uma lida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário !!!